Futsal Taboão: as meninas que são o orgulho da nossa cidade

Por Blog do André Morata

Quando me falaram que Taboão da Serra tinha um time forte no futsal feminino, eu com meu preconceito tolo, logo pensei que se tratava de um esporte chato e sem competitividade. Em 2017 resolvi acompanhar meu primeiro jogo, logo uma final contra a equipe do São José, uma das equipes mais vitoriosas do esporte até então.

Me chamou atenção a rivalidade entre as meninas dentro de quadra e o ginásio lotado para acompanhar a decisão. Comecei a acompanhar o jogo e a vibrar com as meninas, cada dividida de bola, era uma vibração contagiante. Infelizmente meu primeiro jogo foi uma derrota para as maiores rivais. Porém, ali já mudei a minha opinião sobre o esporte.

Como sou apaixonado por futebol, resolvi acompanhar mais de perto. Me aproximei da comissão técnica e das atletas. Pouco a pouco fui conhecendo a história de vida de todas e me envolvendo cada vez mais. Fiquei com raiva de mim mesmo por ter sido durante anos, estúpido como muitos brasileiros, com um preconceito idiota quando se tratava de mulheres jogando futebol, ou melhor, futsal.

História de vida sofrida da maioria delas, de muita dedicação e amor ao esporte. Além de atletas fantásticas, conheci mulheres mais fantásticas ainda. Exemplos de vida e superação. Impossível não torcer pelo bem de cada uma.

Resolvemos criar esse blog devido ao enorme sucesso que virou o Futsal Feminino Taboão da Serra, hoje, uma referência no país todo, devido as conquistas coletivas e individuais da equipe, levando atletas para a seleção brasileira constantemente. A ideia do blog é informar aos torcedores tudo que se passa com o futsal feminino, já que este ano tanto o futsal, quanto o futebol feminino estão ganhando cada vez mais espaço na mídia esportiva. Além, é claro, ajudar a tirar um pouco do preconceito que ainda existe com relação a mulher no esporte.

Em 2018 o Futsal Feminino Taboão da Serra teve o melhor ano de sua história, tanto no profissional quanto nas categorias de base. O profissional conquistou o tão sonhado Campeonato Paulista, o JUBS (Jogos Universitários), o Tri-Campeonato dos Jogos Regionais, e o histórico vice-campeonato da Copa do Brasil.

Como consequência, Taboão da Serra foi representado no mundo todo ao ter atletas convocadas pela Seleção Brasileira. Marielle, Fernanda, Luana, Natalinha e Lorrana vestiram a nossa amarelinha que em toda sua história nunca perdeu um jogo se quer. E desde 2016, o nosso treinador de goleiras, Alexandre, faz parte da comissão técnica da Seleção Brasileira. Além disso, as gêmeas Lorena e Paola, convocadas pela Seleção Paraguaia. Sim, nosso futsal é tão conhecido que temos em nosso time duas paraguaias que são destaques em seu país e vieram fazer história justamente em Taboão da Serra.

Para 2019 as expectativas são ainda maiores. Com uma roupagem nova, um novo escudo, boa parte do elenco continuou, saindo apenas às atletas Fernanda, que foi jogar na Espanha, e Andreza que voltou para o Paraná. Em compensação, a equipe se reforçou com a jovem Susan, que foi destaque da equipe do Taubaté.

A primeira competição de 2019 já é logo uma conquista histórica para a modalidade. Pela primeira vez na história, teremos um campeonato inteiro sendo transmitido pelo canal SporTV, uma grande conquista para o esporte. A competição? Copa dos Campeões de Futsal Feminino. Dos dias 28 a 31 de março, em Santa Catarina, enfrentaremos as anfitriãs Leoas da Serra (campeãs da Libertadores da America), Female (Campeãs Catarinenses) e Celemaster (Campeãs Gaúchas).

Nossas meninas já chegaram em Santa Catarina para esta competição, acompanhe aqui no blog os resultados dos jogos não só da Copa dos Campeões como durante o ano, todas competições.

BOA SORTE MENINAS !!!

Share on whatsapp
WhatsApp
Share on facebook
Facebook